A nova loja do Boticário recebeu dois troféus ouro no POPAI 2018, evento que premia os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial do Brasil. A premiação é realizada anualmente pela POPAI Brasil – Associação dedicada ao desenvolvimento do Marketing de Varejo no Ponto de Venda. A nova loja, inaugurada em dezembro passado, no Barra Shopping do Rio de Janeiro, foi destaque nas categorias Sustentabilidade e Melhor Projeto de Loja.
O novo modelo de ponto de venda apostou na sustentabilidade, para assegurar menor impacto ambiental na sua implementação. O projeto prevê menos uso de acrílico e a otimização das necessidades de aço (100% reciclado), alumínio e chapas de MDF. Toda a madeira utilizada na loja tem certificação FSC e a iluminação é feita 100% em LED – projetada de forma a criar um ambiente mais aconchegante. A redução do consumo energético pode chegar a 20%, em média, se comparado ao modelo anterior.
Além disso, o mobiliário modular exige menos intervenções com obras civis, reduzindo consideravelmente a produção de resíduos e o piso das lojas é feito com conteúdo reciclado. Para a concepção das luminárias, foi desenvolvido um processo muito especial, que permitiu sua produção a partir da reciclagem das embalagens recolhidas nas próprias lojas da marca. O mesmo acontece com toda a decoração retrô da nova loja. “Por meio de nosso Programa de Reciclagem – o Boti Recicla, recebemos cartuchos e embalagens vazias nas 3.700 lojas por todo país, que direcionamos para corporativas homologadas, ativando o processo de economia circular, onde os resíduos são direcionados para novos usos. Temos a expetativa de reutilizar 100 toneladas de vidro, nesse círculo virtuoso contínuo, que preserva o capital natural”, explica Malu Nunes, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Boticário.
A exposição de maquiagem, grande destaque nesta nova loja, utiliza um percentual maior de plástico reciclável, diminuindo em 60% o impacto ambiental e foi também premiado pelo POPAI, como melhor Display de Maquiagem.
O novo projeto, que já foi implementado em unidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador e Fortaleza, é uma releitura contemporânea de uma Botica, como a que deu origem à marca há mais de 40 anos. “As novas lojas expressam a grande aposta do Boticário na evolução do varejo. Os espaços valorizam a experimentação dos produtos pelos consumidores e a interação do público com a história da marca, que que se mistura com a sua, promovendo momentos únicos e mágicos, com exclusividade e encantamento”, explica Catarina Parente, Gerente de Marketing de Canais.