O mercado da gigante, chamado de Amazon Go, foi aberto hoje para o público depois de passar por mudanças e pelo crivo dos funcionários
A loja sem caixas e nem filas da Amazon, chamada de Amazon Go, começa a operar hoje para o público em Seattle, nos Estados Unidos. O mercadinho abriu as portas para testes em 2016 e esperava-se que a abertura e início da expansão do modelo operasse no início de 2017.
Contudo, a marca teve de fazer alterações. Um dos desafios foi fazer a identificação correta de clientes com biotipos similares.
A loja funciona exatamente como o nome propõe: você entra, pega o que quer e sai andando. Nada de caixas, filas, e sistemas lentos de pagamento.
Para comprar, o cliente usa o aplicativo do Amazon Go para entrar na loja, utilizando uma espécie de catraca de metrô; e daí é só pegar os produtos de que precisa. Segundo a empresa, todos os produtos que o cliente pega são automaticamente contabilizados no carrinho virtual do aplicativo.
Quando o cliente devolve o produto para a gôndola, o sistema do aplicativo reconhece esse comportamento e simplesmente tira o produto do carrinho virtual automaticamente. Para tanto, a varejista usa algoritmos de visão computacional e sensores que a empresa chama de “Just Walk Out Technology”.
Expansão
A Amazon não divulgou se abrirá mais lojas tecnológicas como essa. E afirmou que a intenção não é inserir essa tecnologia em grandes lojas, como da Whole Foods, comprada pela Amazon no ano passado por US$ 13 bilhões.