O empresário Carlos Wizard Martins e seus filhos Lincoln Martins e Charles Martins; e a Yum! Brands – maior empresa de restaurantes do mundo, detentora de três marcas reconhecidas internacionalmente, como KFC, Pizza Hut e Taco Bell – anunciaram hoje a assinatura de um acordo pelo qual a Família Martins adquire, a partir do primeiro trimestre de 2018, as operações das marcas Pizza Hut e KFC no Brasil, tornando-se máster franqueada das duas redes no país. A Sforza, gestora dos investimentos de Carlos Wizard, já controla a Taco Bell Brasil, master franqueada da rede de fastfood californiana baseada na culinária mexicana.
Com o acordo, cujos valores não foram revelados, a Wizard e seus filhos serão responsáveis pela gestão das marcas, pelo relacionamento com os atuais franqueados e pela expansão das redes no território nacional por meio de unidades próprias e, principalmente, por franquias. Além disso, a Família Martins está adquirindo 14 unidades do KFC que pertenciam à Yum! Brands e investirá R$ 60 milhões nos próximos cinco anos na abertura de 20 unidades próprias da rede KFC, e mais R$ 75 milhões no mesmo período para a abertura de 35 lojas próprias da Pizza Hut. Presente no Brasil desde 1989, a Pizza Hut conta com 180 unidades, todas franqueadas, em 24 estados, enquanto KFC tem atualmente 47 unidades, localizadas nos estados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Ceará, sendo 33 franquias e 14 lojas próprias.
“Além de reforçar o relacionamento entre as marcas e seus atuais franqueados, investiremos na expansão das duas redes nos principais mercados do Brasil, pois acreditamos que existe um enorme potencial de expansão”, destaca Carlos Wizard Martins. “A Pizza Hut já é uma operação madura no Brasil, com uma marca reconhecida e desejada que tem um forte apelo junto aos mais variados públicos. Vejo várias oportunidades para ampliar sua presença no mercado brasileiro. Já o KFC é uma rede que oferece um produto de qualidade, gostoso e com bom preço que tem um modelo altamente escalável”.
Lincoln Martins, que assumirá como CEO das operações da holding de marcas de fastfood que Wizard criará reunindo KFC, Pizza Hut e Taco Bell, destaca que a experiência de sucesso com o Taco Bell no Brasil contribuiu decisivamente para o acordo com a Yum!. “Abrimos 20 unidades próprias em pouco mais de um ano. Nossa performance com o Taco Bell, aliada a solidez e credibilidade da Sforza, pesaram na decisão da Yum!, que realizou um excelente trabalho com as marcas”.
“A estratégia global da Yum! Brands é migrar suas operações para um modelo majoritariamente de franquia. Esse movimento já está ocorrendo em outros mercados da Yum! no mundo.”, ressalta Marcelo Pinho, Presidente da Yum! Brands Brasil. “Por meio de uma estrutura de Master Franquia, a Sforza investirá na expansão de novas lojas e no crescimento de ambas as marcas”. O executivo reforça ainda que capital para investimento e forte know-how no segmento como franqueadores de outras marcas de sucesso, foram decisivos para escolha do Grupo Sforza como máster franqueado no país, aliado ao excelente trabalho feito com Taco Bell no Brasil recentemente.
Carlos Wizard adianta que, além da meta de atingir 60 unidades do Taco Bell até o final de 2018, sendo 30 próprias e 30 franqueadas, em breve o grupo apresentará seus planos de expansão de franquia para a Pizza Hut e para a KFC.