Primeiro empreendimento de varejo do Grupo MPL, a loja M. Pollo aposta na experiência de multinacionais para criar ponto de venda diferenciado. Veja
“Você quer vinho ou espumante?”. A pergunta, comumente feita em restaurantes, marca o início do contato entre consumidores e vendedores na porta de entrada da M. Pollo, primeira investida no varejo do Grupo MPL que já detém no atacado as marcas Paco e Paco Kids.
A oferta de bebida na entrada da loja é apenas uma das investidas da empresa para pôr em prática o que chamam de “varejo de experiência”. Para isso, a empresa declaradamente se espelha no atendimento de excelência da Apple e na logística da Amazon.
Um dos exemplos é o estoque digitalizado. No local, apenas uma peça de cada item da coleção está exposta, se o cliente quer outra cor ou tamanho, a disponibilidade do produto é consultada pelo celular do vendedor que notifica um funcionário a buscar a peça dentro do estoque, em cima da loja.
Mudanças
O papel do vendedor também foi reformulado e substituído pelo termo “promotor de experiência”. É ele quem comanda o ritmo dos consumidores na loja, serve as bebidas e finaliza as compras pelo celular.
“Não acreditamos mais no modelo de caixa, então as retiramos da loja. Para finalizar a compra, o vendedor lê o código de barras do produto por um software contido no próprio smartphone. Para as vendas em cartão, que representam 95% do total, um dispositivo é integrado no celular e assim finalizamos o processo”, explica André Ribeiro, gerente nacional de vendas da M. Pollo.
Parceria
Com a taça em mãos, o cliente pode escolher uma degustação comum ou de três tipos de vinho, tudo gratuitamente e oferecido pela vinícola gaucha Casa Valduga, parceira da empresa. Mas os vinhos estão longe de ser o único projeto estratégico de união da empresa.
A companhia pretende lançar cinco lojas próprias até 2019 em cidades como Belo Horizonte e São Paulo, mas vai abrir um modelo especial de franquia para os já empresários multimarcas que já vendem atualmente produtos M.Pollo.
“Queremos ter um modelo de franquia diferente, baseado na parceria. A nossa ideia é que o franqueado entre com o ponto e nós com o estoque inicial, que só será pago a médio e longo prazo. Assim, inicialmente, não seríamos somente um franqueador, mas também um sócio da operação deles”, completa Ribeiro.
A expectativa é que existam 100 lojas entre próprias e franquias até 2025. O executivo garante que todos os pontos de venda terão o mesmo modelo descolado de experiência.
O valor do investimento para obter a franquia ainda não foi divulgado e também não será aberto a todos os interessados. “Vamos sugerir aos nossos clientes multimarcas que são reconhecidos pela boa gestão de estoque e de loja para que sejam os primeiros franqueados”, diz Ribeiro ao destacar especial atenção da marca para as regiões Sul e Sudeste do País.
Varejo digital
Atualmente existe apenas uma loja M. Pollo, inaugurado no início do mês em Goiânia. Para aumentar o fluxo das vendas, o e-commerce da marca será lançado no próximo mês. A expectativa, segundo o executivo, é que assim como a Amazon, o projeto ganhe um modelo de logística diferenciado nos próximos meses.
“Queremos habilitar alguns parceiros multimarcas para integrar ao nosso sistema de estoque para que eles também sejam distribuidores do e-commerce. Assim, quando o consumidor final comprar determinada peça nós vamos tentar encontrar qual multimarca parceiro possui o produto mais próximo possível. Com isso, nossos clientes empresários também terão renda dessa venda digital”, completa.
Escrito Por: Mariana Lima
Fonte: Novarejo