Tomar a decisão de fechar as portas de um negócio não é fácil, principalmente quando quem decide é o próprio empreendedor. Entretanto, tomar a decisão de fechar um negócio inviável o quanto antes é uma medida que economiza muito dinheiro e dor de cabeça. Caso a sua resposta seja “sim” para todas as perguntas abaixo, talvez essa deva ser a sua melhor opção.
O resultado da operação é negativo?
Quando o negócio é deficitário, a primeira ação a fazer é identificar se a falta de caixa vem de uma operação negativa ou de gastos com pagamentos de juros e outras dívidas. Se a resposta é a segunda opção, o aporte de capital ou a renegociação de dívidas pode tornar o negócio viável novamente. No caso do prejuízo ser realmente operacional, avance para a próxima pergunta.
O seu setor está obsoleto ou sob ataque?
Por conta da rápida evolução da tecnologia e dos negócios, alguns negócios praticamente desapareceram nos últimos anos, como locadoras de filmes e GPS para carros. E outros estão sob forte ataque, seja por produtos substitutos (taxi x Uber; varejo físico x online) ou até mesmo por conta de uma concorrência impossível de ser combatida, seja por conta de seu tamanho ou de práticas desleais, como sonegação ou corrupção. Se esse não for o caso, talvez seja possível preparar um plano de combate. Se sim, siga para a próxima pergunta.
A empresa está paralisada demais para ser reinventada?
Em muitos casos, a mudança em recursos e processos da empresa pode dar um novo fôlego para o negócio. Aqui, as alternativas vão desde os óbvios esforços de redução de custos desnecessários, passando por melhorias operacionais, iniciativas de crescimento de vendas até chegar a desenvolvimento de novos produtos e inovações. Entretanto, se o momento de paralisia da empresa é grande demais, seja por falta de recursos financeiros, competências ou motivação dos envolvidos, talvez seja a hora, de fato, de fazer a pergunta seguinte.
A venda da empresa tornou-se inviável?
As respostas afirmativas para as três perguntas acima levariam a alternativa de venda da empresa, seus ativos ou até mesmo do ponto comercial. Caso nenhuma dessas alternativas seja viável, talvez tenha realmente chegado o momento de fechar as portas do seu negócio.