Como engajar uma geração que nasceu ligada à tecnologia como algo tão natural quanto respirar? Em tempos de novas ferramentas digitais, é preciso ir além da presença no mobile.
É o que mostra pesquisa da Kantar Millward Brown sobre como criar comunicações para engajar as gerações. O estudo foi realizado com 23 mil consumidores, com idade entre 16 e 49 anos, em 39 países.
O estudo identificou que as gerações têm expectativas bem distintas além de visões de mundo diferentes. Apesar disso, quando se fala em comunicação, todas as gerações são igualmente favoráveis aos meios tradicionais.
Geração Z
Essa geração, em particular, nasceu com o mundo na palma da mão. Nem por isso, porém, sabe o que quer. Segundo a pesquisa 68% dos entrevistados da Geração Z dizem que estão preocupados por não estarem prontos o suficiente para o futuro.
E o que as marcas têm a ver com isso? Se quiser engajar esse público, elas podem ajudá-lo a encontrar caminhos.
O que fazer?
Comece, claro, com a internet. E com os vídeos. Isso porque de 80% a 85% da navegabilidade na internet será de consumo de vídeos em 2018 – um futuro bem próximo. Tendo isso em mente, veja como falar com essa geração:
1. Deixe-os no controle
Todo formato que tira o controle do usuário não é bem aceito. Evite aquelas propagandas que não deem opção de pular ou sair.
2. Planeje
Os meios tradicionais, como TV, ainda são muito importantes – por incrível que pareça. Contudo, precisa adotar um contexto que chame a atenção dos jovens, como filmes e música.
3. Jogue
A vida para esses jovens é um jogo. Então, não importa o canal, crie possibilidades de interação, inclua elementos de gamificação e permita que ele compartilhe e inclua outras pessoas na conversa.
4. Seja criativo
Para a Geração Z, alguns elementos são essenciais, como humor, música, design e celebridades – não necessariamente de televisão, mas influencers da internet. É preciso captar a atenção deles desde o começo.