Pesquisa da Amazon em parceria com E-Commerce Brasil mostrou o planejamento dos lojistas brasileiros diante da Black Friday 2021.
72% afirmaram que vendem por intermédio de um e-commerce próprio. Além disso, 66% por marketplaces e 50% em lojas físicas.
Para os lojistas que pretendem ampliar os canais de venda na Black Friday de 2021, a pesquisa indagou quais serão usados: 28% pretendem investir em loja física, 64% em e-commerce próprio e 62% em marketplace.
No pico da Black Friday, 50% dos lojistas responderam que preferem gerir seu canal próprio e marketplaces com estratégias semelhantes (mesmo sistema de entregas e uso de integração).
Além disso:
16% Gerir seu canal próprio e marketplaces com estratégias diferentes (diferentes sistemas de entrega e faturamento, etc);
16% Gerir apenas seu canal próprio online;
6% Gerir apenas marketplaces.
A maior parte dos lojistas acredita que venderá mais na Black Friday de 2020:
38% entre 10% e 20% a mais;
28% entre 20% e 40% a mais;
8% entre 40% e 60% a mais;
8% entre 60% e 100%.
Os lojistas também foram questionados sobre os processos terceirizados atualmente na operação. 44% afirmaram que terceirizam a logística e 40% a tecnologia e o desenvolvimento da plataforma.
20% terceirizam a estratégia e a performance, enquanto 12% o fazem para o atendimento ao cliente e 4% para o financeiro.
38% dos respondentes levam em consideração os serviços oferecidos (logística, sistemas e ferramentas) ao escolher um parceiro para expandir o e-commerce.
Já para 26% o mais importante é o custo. 18% levam em consideração a quantidade de acessos no site e 14% preferem se for uma plataforma simples e rápida.