Nascimento de Uma Administradora

 

Essa é uma história bem antiga e pouquíssimas pessoas sabem . Uma das minhas histórias preferidas: o nascimento de uma administradora.

Tudo começou por volta de 1987, eu era supervisor do departamento de auditoria do Grupo SUSA (responsável por empresas como: Sears, Sandiz, Ultralar, Bobs) e nós éramos lojistas e âncoras em Shoppings de todo o Brasil. Contudo, naquela ocasião, os contratos não eram favoráveis as âncoras como são hoje e, para piorar, o Grupo vinha com problemas de desempenho em suas operações.  Isso não é tudo: a época econômica, como sabem, não era das melhores.

Com todo esse cenário apresentado acima, nós tínhamos uma situação peculiar no Morumbi Shopping e olhe que nós éramos proprietários e não inquilinos! Lembro que a loja era tão grande e não tendo nenhum benefício e, praticamente, 25% do nosso orçamento era deslocado para o condomínio. Basicamente as vendas líquidas da loja serviam apenas para quitar essa dívida.

Como uma luz no fim do túnel, meu gerente Rivato pediu para eu fazer uma auditoria nas contas do condomínio. Como donos, tínhamos esse direito. Fiz um longo trabalho de auditoria no Shopping, mas não encontrei nada de errado, mas trouxe algo bem melhor que o encontro de uma falha: o conhecimento. Com este trabalho, passei a conhecer e entender melhor a situação das lojas âncoras e a necessidade de ouvir seus gestores – o que, naquela época, não era permitido.

A partir deste conhecimento, resolvemos fazer algo inovador e arriscado na época: convidamos todos as lojas âncoras do Brasil na época (as nossas Sears, Sandiz, Ultralar e C&A, Americanas, Pernambucanas, Mesbla, etc) e montamos um grupo de lojas âncoras e partiríamos para auditar todos os Shopping do Brasil. E fizemos isso! Para o trabalho, contratamos a Trevisam Auditores. Óbvio que deu um barulho bem grande no mercado que ainda era bem pequeno – se comparado aos dias de hoje.

Surpreendentemente o nosso Presidente Paulo Malzoni chamou meu gerente Rivato para entender o que estava acontecendo. O nosso projeto deu certo e chamou muita a atenção e Malzoni estava interessado. Na época ele revelou um projeto secreto à Rivato: o Sears do Paraíso (próximo a Avenida Paulista), iria se transformar no Shopping Paulista. Com isso, o grupo passaria a ser, além de lojista,  empreendedor de shoppings.

Com isso, mostramos ao Presidente que nós tínhamos conhecimento na área de shopping e que os gestores – mesmo de lojas âncoras – devem ser ouvidos e respeitados.  Malzoni contratou Rivato para ajudar na criação do Plaza Paulista, que era a administradora de Shoppings do Grupo, e eu assumi a Gerência de Auditoria e ajudei na estruturação e criação dos controles e estrutura para inauguração do Shopping Paulista.

Desta forma, tornamos possível que uma grande – forte e responsável – administradora fosse criada e tivesse sucesso no mercado.

Por: Edilson Mota de Oliveira

 

Nascimento de Uma Administradora
Classificado como: